Três benefícios de vender on-line como um fabricante ou marca

10 de agosto de 2017

Marcas Helen de Souza Autor Helen de Souza

Você acredita que 93% das marcas estão sendo vendidas on-line atualmente — de uma maneira ou de outra? Para muitos fabricantes de marca, adotar uma estratégia de venda diretas ao consumidor é uma escolha óbvia (considerando que são a fonte do produto). Para outros, o pensamento do e-commerce ainda é assustador.

Neste momento, mais da metade de todos os consumidores preferem comprar um produto on-line, independentemente de onde começaram a sua jornada de compra. Com tantas conversões ocorrendo on-line, realmente ignorar o e-commerce não é mais uma opção viável.

Então, se você vende diretamente ou trabalha com varejistas e revendedores autorizados, mergulhe de cabeça e veja como você pode fazer o e-commerce trabalhar para você. Em breve você perceberá que o que pensava ser problemas de e-commerce são realmente oportunidades:

  1. Você obterá (muito) mais informações sobre seus clientes

A venda on-line abre a sua empresa para as massas de dados ricos de clientes. Você aprenderá sobre a jornada do seu cliente e identificará como os clientes estão avançando pelo caminho para a compra. Como eles descobriram o seu produto pela primeira vez? Eles compraram imediatamente ou passaram algum tempo lendo o seu site ou baixando informações? Quanto tempo eles demoraram para comprar?

Você também poderá obter informações realmente granulares com a sua análise de pontos de venda. Algumas vezes, esses dados de pontos de venda são provenientes de parceiros de varejo, e às vezes são obtidos de provedores de dados externos. Onde você puder obtê-los, saber exatamente como um cliente chegou a uma venda vai ajudá-lo a refinar suas campanhas em todo o funil de vendas. Se você ainda não está trabalhando com seus varejistas no compartilhamento de insights reais dos consumidores, pense em criar programas para compartilhar essas informações. Lembre-se que seus programas com varejistas devem incluir análises compartilhadas, e não apenas lucros.

  1. Você manterá uma inteligência em tempo real sobre seus canais on-line

As marcas geralmente podem se sentir “no escuro” em se tratando de dados dos produtos. As vendas utilizando canais on-line fornecem dados de produtos em tempo real e profundos. Se você não tem certeza sobre quais dados rastrear ou procurar, por que não começa analisando a variedade de produtos, preços, varejistas e concorrentes?

  • Monitore a variedade de produtos e o preço para cada um dos varejistas on-line: Isso é algo importante. Os produtos se esgotam o tempo todo. Você sabe onde o seu produto está sendo vendido? Qual é o nível de estoque dos seus varejistas? Ou você sabe se seus revendedores estão cobrando preços excessivos? Passe algum tempo explorando essas questões para entender as tendências e problemas potenciais.
  • Conheça quem vende a sua marca nos marketplaces:: Você pode conhecer alguns dos seus vendedores, mas conhece todos eles? Quer sejam autorizados ou não, realize pesquisas regulares de produtos para identificar novos vendedores e rastreá-los.
  • Encontre os seus concorrentes: Os marketplaces oferecem acesso a muitos consumidores para as marcas, de maneira que o surgimento de novos concorrentes ocorre rapidamente. Mantenha-se atualizado sobre as suas categorias de produtos, para que sempre saiba quando uma nova marca surge
  1. Você pode adaptar suas informações e políticas de produtos às realidades do mercado

Trabalhando com varejistas e vendedores, você pode desenvolver e gerenciar suas mensagens, preços e outras políticas relacionadas ao seu produto de maneira mais estrita. Os preços on-line afetam a percepção da marca, portanto faz sentido ficar de olho nos preços estabelecidos pelos varejistas. Se você estiver vendendo diretamente, seu preço irá invariavelmente definir o tom e comunicar o valor dos seus produtos para os clientes.

Quando você está definindo suas políticas e informações de conteúdo, não deixe apenas para os seus revendedores trabalhar diretamente com os marketplaces e mecanismos de pesquisa. Cultive relacionamentos com esses canais, para que possa entender melhor o que eles precisam de você e vice-versa.

Estes são apenas três dos motivos pelos quais os fabricantes de marca estão vendendo on-line. Agora as marcas têm oportunidades e ferramentas para se envolver diretamente no e-commerce e ver resultados importantes. Procurando alguma ajuda para desenvolver a sua presença on-line? O ChannelAdvisor for Brands, incluindo o Where to Buy e Product Intelligence, oferece-lhe mais dados sobre os hábitos de compra dos seus clientes, fornece um caminho claro para a compra para compradores interessados e obtém mais insights sobre a qualidade das suas listagens de produtos nos canais on-line. Consequentemente, você fortalecerá sua marca e seus relacionamentos com seus varejistas autorizados. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail salesbr@channeladvisor.com.