Guest Post: maximizando a criatividade e eficiência para os anunciantes

4 de março de 2014

Marketing Digital Guest Blogger Autor Guest Blogger

Ned Brody, chefe do Yahoo das Américas, discute os principais desafios enfrentados pelos anunciantes e como o Yahoo está trabalhando para resolvê-los.

Na CES 2014, o Yahoo apresentou o novo Yahoo Advertising, uma abordagem unificada para a publicidade digital. Ned Brody, Chefe do Yahoo das Américas, compartilha conosco seus pensamentos sobre a história por trás da nova abordagem.

P: Em sua opinião, quais são os maiores desafios que os anunciantes estão enfrentando agora?

Ned Brody: Em minhas reuniões com eles, eles sempre falam de duas coisas:

Em primeiro lugar, eles querem mais flexibilidade criativa. Eles querem trabalhar em uma tela digital de pintura, que lhes permita contar histórias complexas e envolventes, mas a atual situação da publicidade on-line nem sempre permite isso. No entanto, o desejo de criar a próxima grande ideia ainda é presente.

Em segundo lugar, eles têm a responsabilidade de conduzir uma eficiência ainda maior, o que está impulsionando o crescimento da publicidade programática. Eles precisam otimizar o desempenho das campanhas, mas para isso, precisam obter uma visão melhor sobre o que está funcionando e o que não está. Eles estão fazendo perguntas muito específicas, como: “o que estou fazendo que de fato esteja gerando conversões? Foram meus anúncios de busca ou minha campanha móvel?”. Sendo assim, é fundamental compreender a atribuição.

Os anunciantes dizem que esses dois desafios – o desejo de ser mais criativo e a necessidade de ser mais econômico – muitas vezes os puxa em duas direções diferentes.

P: Como esse dilema pode ser resolvido?

NB: Os anunciantes precisam de um espaço digital de trabalho que seja aberto e sem restrições, algo que lhes permita aproveitar tudo que a Internet tem a oferecer para que eles possam contar histórias interessantes que capturem a imaginação do consumidor. Ao mesmo tempo, eles precisam de um sistema que ofereça modelos e formatos padronizados para que eles possam comprar todos os tipos de publicidade, incluindo premium, em uma base programática e econômica.

Para ajudar os anunciantes a exercitarem sua criatividade, o Yahoo está oferecendo novas experiências personalizadas para marcas com base na plataforma Tumblr. É um modelo bastante flexível que abre a porta para que os anunciantes possam criar experiências complexas e envolventes que realmente diferenciam uma marca. Para vê-lo em ação, confira a Yahoo Food e a Yahoo Tech, nossas novas revistas digitais.

Para ajudá-los a melhorar o desempenho e a eficiência, introduzimos uma nova abordagem unificada para a publicidade digital. Um grande obstáculo para a publicidade on-line é a forma como ela se tornou fragmentada. Os anunciantes têm que lidar com muitos parceiros para obter o alcance, a segmentação e a eficácia que desejam.

Nossa abordagem unificada bate de frente com este problema. Ele inclui um conjunto abrangente de produtos publicitários para a web, dispositivos móveis e vídeo, englobando publicidade de display, nativa e de busca, premium e voltada para o público.

Esses produtos são suportados por nossos dados e análises, com percepções sobre os hábitos digitais diários de mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo.

P: Como isso pode ajudar anunciantes a se tornarem mais eficientes?

NB: Os anunciantes ganham eficiência através de dados, mas dados são inúteis se não forem interoperáveis. Por exemplo, se eu não posso usar um sistema comum de medição para entender como os meus resultados de busca impactam meus resultados em dispositivos móveis, eu estou perdendo controle. A abordagem unificada utiliza dados de nossos milhões de usuários registrados em diferentes dispositivos, para segmentação, avaliação de desempenho, otimização e muito mais.

Esses dados também oferecem respostas sobre quais táticas estão realmente gerando conversões, o que ajuda os anunciantes a determinar o conjunto ideal de mídia para suas campanhas. Isso é enorme, porque a nossa pesquisa mostra que o uso do conjunto correto de mídia aumenta a eficiência do desempenho das campanhas publicitárias em 2,5 vezes e em campanhas de marca em quatro vezes – com a mesma quantidade de dinheiro investida.

P: Como a compra programática se encaixa na nova abordagem?

NB: Nós introduzimos diversas novas plataformas que potencializam a compra programática e complementam o nosso modelo de serviço integral. Por exemplo, o Yahoo Ad Manager é uma plataforma nova e simplificada que dá aos anunciantes o acesso direto a uma ampla gama de publicidade nativa e de display . O Yahoo Ad Manager Plus permite que grandes anunciantes planejem, executem e otimizem campanhas complexas de display diretamente. E o Yahoo Ad Exchange é o nosso novo mercado global de anúncios que tira proveito de compra programática.

P: Como os clientes estão reagindo?

NB: Estão empolgadíssimos com a oportunidade de fazer parte da reinvenção das nossas novas experiências personalizadas para marcas, e estão mostrando grande interesse na abordagem unificada e a maneira como ela funciona dentro de seus negócios. Criamos pacotes em torno da maioria dessas ofertas para permitir que os anunciantes possam fazer lançamentos de maneira rápida e ver os resultados em primeira mão. Acho que a coisa mais importante é que os anunciantes estão vendo o nosso compromisso de dispor tudo o que temos para ajudá-los a vencer seus principais desafios.