Marketing Digital ChannelAdvisor Autor ChannelAdvisor

Quem disse que Marketing Digital era simples?

Marketing Digital. O que isso significa nos dias de hoje? Neste acelerado mundo de e-commerce em que vivemos, a definição de “marketing digital” tem se ampliado bastante, e não há nenhum sinal de que vá diminuir tão cedo.

A cada minuto, mais canais e ainda mais portais verticais são jogados no furacão da publicidade digital. Para um profissional de marketing, isso pode ser assustador. Para um varejista — bem, tiro o chapéu para você se os seus pés ainda estão no chão. A maioria dos varejistas online compreende a importância do e-commerce multicanal. O verdadeiro desafio está em como alocar os orçamentos de publicidade para os vários e diversos canais.

Na oferta de canais, você tem de busca paga, exibição, comparação de preços, mídias sociais e dispositivos móveis. Aí, você precisa determinar onde vai anunciar — Google, Bing, Yahoo, Pinterest, Shopzilla, Criteo? Em seguida, escolha um formato de anúncio. Será texto, listagens de produtos, banner, vídeo ou remarketing? Ah, e não se esqueça das palavras-chave para cada anúncio, assim como o valor do seu lance para cada palavra-chave! E isso é só o começo. É preciso constantemente mensurar, analisar e ajustar os seus anúncios e lances para filtrar o que está funcionando e o que não está. Ficou cansado só de pensar?

A maioria dos varejistas online não têm tempo, recursos ou conhecimento do setor para sequer poder concorrer nesta arena da publicidade digital. Mas, caso praticado corretamente, o marketing digital gera um valor alto. Ele pode canalizar o tráfego para seu site, aumentar o reconhecimento da marca, gerar vendas, impulsionar visitas às lojas locais e muito mais.

Cada negócio é diferente — diferentes setores, diferentes seleções de produtos, diferentes objetivos. Se você está pensando seriamente em incrementar seu investimento em anúncios digitais (e deveria), vale a pena considerar uma plataforma de e-commerce como a ChannelAdvisor para ajudá-lo a encontrar a receita perfeita de publicidade. Porém, uma coisa de cada vez — comece informando-se. Dedique tempo para conhecer seu novo amigo, o Marketing Digital. Para descobrir a combinação certa para vender mais produtos e extrair o máximo proveito de seu orçamento para publicidade, você precisa estar ciente de como cada canal funciona e as opções de publicidade que você tem para cada um deles.

A chave para a criação de uma infraestrutura de marketing digital sólida é experimentar, tomar decisões esclarecidas e estabelecer metas.