Visão do especialista: Bradley Keenan fala sobre o ChannelAdvisor Where to Buy

25 de setembro de 2015

Como sabemos, o e-commerce sacudiu os métodos tradicionais de divulgação, venda e distribuição de produtos dos fabricantes de marca. Ir direto à fonte (ao site de uma marca, nesse caso) tem se tornado algo cada vez mais comum entre os consumidores, que buscam obter informações sobre um produto que estão procurando. O problema é que muitas marcas ainda não têm os meios de vender diretamente para esses consumidores, tampouco dispõem de um método eficiente para encaminhá-los a varejistas de sólida parceria.

Devido a essa crescente tendência no panorama do e-commerce, a ChannelAdvisor adquiriu, recentemente, a E-Tale, uma empresa com uma solução pioneira usada por marcas de todo o mundo: Where to Buy. A nova solução ChannelAdvisor Where to Buy faz parte da nossa iniciativa ChannelAdvisor para Marcas, cujo objetivo é tratar da crescente necessidade das marcas de evoluir no cenário do e-commerce.

Hoje, estamos aqui sentados com Bradley Keenan, diretor sênior de soluções para marcas da ChannelAdvisor, que fundou e atuou como diretor executivo da E-Tale, para discutir como o ChannelAdvisor Where to Buy beneficia as marcas, os revendedores e os consumidores.

P: Seja bem-vindo à equipe, Bradley. Primeiramente, para ter certeza de que todos saibam exatamente do que estamos falando, você poderia descrever o que se encaixa na categoria “fabricante de marca”?

Definimos o fabricante de marca, ou simplesmente a “marca”, como uma empresa que produz e vende os seus próprios produtos. Por exemplo, a Samsung fabrica TVs, mas ela também comercializa essas TVs ao público geral usando a marca Samsung.

P: Você poderia explicar como os esforços das marcas no e-commerce serão aprimorados agora que a E-Tale uniu forças com a ChannelAdvisor?

A E-Tale especializou-se em prestar assistência às marcas, e a ChannelAdvisor tem um vasto conhecimento do segmento varejista. Ao agrupar esses dois negócios no ChannelAdvisor Where to Buy, conseguimos oferecer uma solução potencialmente completa para as marcas que buscam maximizar suas vendas on-line.

P: Quais benefícios o Where to Buy oferece?

A solução “Where to Buy” oferece muitos benefícios para uma marca. Mas, para ser objetivo, é uma ferramenta que auxilia os consumidores na localização de produtos on-line. Muitas marcas ainda não vendem diretamente aos consumidores em uma loja on-line. Assim, eles precisam de uma maneira de direcionar esses consumidores para seus parceiros de canal preferenciais.

A solução geralmente é encontrada no site da marca na forma de um botão com hiperlink. Ao se clicar nesse botão, o usuário final é confrontado com uma lista de varejistas que vendem e têm estoque do determinado produto de interesse.

P: Quais são os desafios que as marcas enfrentam? Como a solução Where to Buy pode ajudar?

O desafio principal que nossos clientes enfrentam é manterem-se atualizados com o cenário digital em constante evolução. A internet deixou rapidamente de ser um transtorno para os canais de varejo convencional e passou a ser um canal vital para os negócios. A fim de fidelizar os compradores, os nossos clientes necessitam de um meio de proporcionar ao usuário a melhor experiência em cada canal. Seja na interação dos consumidores com a marca nas mídias sociais ou seja na busca por um produto no site da marca, o Where to Buy pode auxiliar em cada passo. Além disso, o Where to Buy consegue rastrear os cliques dos consumidores, fornecendo à marca dados essenciais dos consumidores a fim de atendê-los melhor no futuro. Sem a tecnologia do Where to Buy, o cliente sai do site e esses dados são perdidos.

P: Vamos nos colocar na posição de consumidores por um instante. Como a solução ChannelAdvisor Where to Buy beneficia o consumidor?

Os compradores podem passar horas on-line pesquisando um produto no site de uma marca. Depois de terem decidido sobre um produto, eles têm de sair do site e ir até um motor de busca para descobrir onde podem adquirir esse produto. Durante essa busca, eles serão expostos a anúncios de produtos concorrentes com faixas de preço diferentes e, possivelmente, de varejistas duvidosos. Em outras palavras, os compradores podem ser desviados do produto que haviam pesquisado e sobre o qual haviam se decidido.

A tecnologia Where to Buy apresenta diretamente ao consumidor uma lista de varejistas autorizados. Durante essa fase inicial da pesquisa pelo produto, o consumidor está a um só clique de uma loja virtual autorizada.

Alternativamente, se os clientes preferirem ir a uma loja física para adquirir o produto, o Where to Buy também pode indicar a eles varejistas parceiros off-line.

Os consumidores podem comprar com confiança, sabendo que estão adquirindo o seu produto de uma fonte autorizada. A tecnologia reduz o tempo gasto pelo cliente na fase de busca e também pode economizar dinheiro para ele.

P: Como a solução Where to Buy será integrada ao plano de e-commerce em longo prazo de uma marca?

O Where to Buy dá opções aos compradores, aperfeiçoando a experiência geral dos usuários com a sua marca. Alguns compradores preferem adquirir diretamente das marcas, pois sentem que estão lidando com os mais capacitados. Outros preferem comprar em locais em que haja mais de uma escolha de marca.

Ainda que o objetivo em longo prazo de uma marca seja vender diretamente ao consumidor, a tecnologia Where to Buy oferece um passo importantíssimo na trajetória de e-commerce de uma marca, conferindo a ela a capacidade de apoiar seus vários parceiros varejistas.

P: Tenho certeza que muitas marcas estão curiosas para saber como o Where to Buy será exibido no site delas. A aparência e a disposição são personalizáveis?

Trabalhamos com nossos clientes para assegurar que o Where to Buy esteja em sincronia com as iniciativas gerais de marketing da marca. Pode ser algo simples como a cor do botão ou a letra usada.

Esteja a marca buscando aumento das vendas através de um canal de varejo, ou querendo estar focada em sua própria loja virtual, a trajetória do usuário estará alinhada com a estratégia geral do site da marca.

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P: É possível acompanhar o desempenho do Where to Buy em diferentes canais? Por exemplo, o desempenho no Facebook versus o desempenho em anúncios exibidos?

Sim, é possível acompanhar o comportamento do usuário por produto, por categoria e por marca. O ChannelAdvisor Where to Buy também consegue acompanhar o comportamento no âmbito de uma campanha ou de uma implementação. Esses dados dão aos nossos clientes a possibilidade de mensurar a intenção de compra dos consumidores em todos os pontos de entrada do marketing on-line e de planejar os gastos futuros com marketing.

P: Quais são as análises oferecidas pelo Where to Buy? Como essas análises beneficiam os esforços das marcas no e-commerce como um todo?

Todos os clientes têm acesso ao nosso painel de relatórios. Esse painel fornece análises em tempo real de leads enviados aos varejistas parceiros. Os clientes podem afunilar as análises até o nível do produto. Além disso, os relatórios agendados push eliminam a necessidade de fazer log-in no painel. Você pode configurar os relatórios para que sejam enviados diretamente para sua caixa de entrada de e-mails.

Muito obrigado pela oportunidade, Bradley. Estamos muito felizes por ter você conosco e com a funcionalidade que o Where to Buy vai oferecer às marcas!

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O ChannelAdvisor Where to Buy faz parte da nova ChannelAdvisor para Marcas, a primeira iniciativa holística do setor de e-commerce para viabilizar sucesso para as marcas. Para obter mais informações sobre a ChannelAdvisor para Marcas, baixe esta apresentação.