RolleiConectando consumidores a revendedores

Visão geral da empresa

A história da Rollei começou em 1920 em uma oficina mecânica de precisão e óptica em Braunschweig, na Alemanha, depois que o proprietário, Reinhold Heidecke, teve a ideia de comercializar um novo tipo de câmera de filme em rolo.

Desde 2015, a empresa é conhecida como Rollei GmbH & Co. KG e, atualmente, tem presença em mais de 20 países europeus. A gama altamente diversificada de produtos para fotografia profissional da Rollei inclui câmeras digitais, câmeras de ação, filmadoras, porta-retratos digitais, digitalizadores de slides, tripés de produção de fotos, bem como acessórios para fotos e iPhone.

Depois de estabelecer-se como um fabricante de marca reconhecida e confiável dentro do segmento de fotografia, a Rollei deu seus primeiros passos em e-commerce em 2013. “A loja on-line da Rollei está disponível em cinco idiomas – alemão, inglês, espanhol, francês e italiano. No entanto, também vendemos em uma variedade de outros mercados internacionais. Nosso objetivo principal é informar os potenciais compradores sobre os produtos que representam qualidade alta e confiável, bem como apresentar atendimento excelente ao cliente e opções flexíveis de devolução”, disse Jessica Mueller, chefe de marketing da Rollei.

Situação

A Rollei construiu um negócio B2B bem-sucedido, vendendo seus produtos para os principais varejistas alemães, incluindo a Media Markt, a Saturn e lojas especializadas em fotografia. A empresa também distribui seus produtos na Amazon e possui um negócio crescente B2C vendendo diretamente para os consumidores finais, que são predominantemente fotógrafos.

“No início de nossa jornada on-line, o principal objetivo era direcionar os consumidores para o site da Rollei para fornecer informações detalhadas sobre a ampla gama de produtos disponíveis”, disse a Sra. Mueller. “Nós colocamos muito esforço em nosso site, no entanto, sabíamos que seria difícil manter o número de vendas alto, porque estamos restritos com as nossas campanhas de preços como uma marca. Podíamos acompanhar o número de visitantes em nosso próprio site, bem como os cliques em produtos individuais, mas uma vez que o potencial comprador saía do site, não tínhamos nenhuma visão sobre os próximos passos.”

O desafio principal que a Rollei enfrentou foi que seus consumidores potenciais visitavam o site para pesquisar a mercadoria, mas, em muitos casos, depois saíam para navegar na internet e procurar varejistas desses produtos. Ao longo do caminho, esses consumidores poderiam perder o foco ou se distrair com os produtos concorrentes, e a Rollei não tinha como levá-los para os varejistas preferidos. “Percebemos que, para expandir ainda mais nossa participação de mercado, precisaríamos encontrar uma solução que pudesse corrigir esse problema, para que pudéssemos conseguir um caminho até a compra simplificado para os consumidores”, explicou a Sra. Mueller.

Solução

A Rollei começou a usar a solução Where to Buy da ChannelAdvisor para simplificar a jornada de compra de seus consumidores. Ao clicar no widget Onde Comprar, os potenciais consumidores podem ver os revendedores preferidos da Rollei para determinados produtos e, com um clique, são levados diretamente para a página de detalhes do produto, onde podem finalizar a compra.

“Implementamos o Where to Buy com relativa facilidade. Isso realmente nos ajudou a mudar a forma como nossa marca interage com os consumidores”, disse a Sra. Mueller. “O lançamento foi direto – confiamos na plataforma ChannelAdvisor e a achamos bastante inovadora e flexível. Nosso gerente de conta da ChannelAdvisor é sempre solícito, assim podemos adaptar nossas campanhas às nossas necessidades.”

“A tecnologia e o conceito Where to Buy estão perfeitamente alinhados com nossa estratégia – para simplificar a jornada do consumidor para que ele possa encontrar rapidamente os produtos certos sem o esforço de uma nova pesquisa em sites de pesquisa ou de revendedores. Isso também reduz o risco de esses clientes serem distraídos pelos produtos dos concorrentes”, disse a Sra. Mueller.

Resultados

Desde a implementação da solução Where to Buy da ChannelAdvisor, a Rollei conseguiu acompanhar o número de cliques para cada revendedor. “O Where to Buy traz um imenso benefício para nós pois, antes, não tínhamos nenhuma visibilidade sobre para onde os consumidores iam depois de vir ao nosso site para pesquisar sobre um determinado produto”, disse a Sra. Mueller. “Estamos rastreando quais produtos os consumidores estão procurando e onde esses consumidores estão indo em seguida. Melhora a nossa estratégia geral de e-commerce ao nos fornecer dados analíticos melhores. Isso também significa que os consumidores passam por menos etapas para comprar produtos.”

O próximo passo para a empresa é a implementação da solução de Marketplaces da ChannelAdvisor. “Temos vendido em marketplaces como a Amazon e o eBay há algum tempo e decidimos levar o nosso esforço de mercado para o próximo nível”, afirmou a Sra. Mueller. “A solução de Marketplaces da ChannelAdvisor oferece uma integração segura, estável e eficiente que nos ajudará a nos expandirmos ainda mais na Alemanha e internacionalmente.” Com a análise melhorada do consumidor para a Rollei e um melhor caminho de compra para seus clientes, o fabricante de equipamentos fotográficos pode relaxar e se concentrar na tomada de decisões estratégicas, em vez de táticas diárias.